As notícias "Quentes" do dia

clique na foto para ampli-la
Bernardo Alves e Chupa-Chup 2

Os brasileiros Rodrigo Pessoa e Bernardo Alves brigarão por medalhas nesta quinta-feira (21/08) às 8:15h (horário de Brasília e às 19:15h - horário de Hong Kong). Pessoa defenderá o título de campeão olímpico conquistado em Atenas 2004, enquanto que Bernardo lutará pela primeira medalha em Olimpíadas. As classificações foram garantidas após os cavaleiros terminarem a terceira qualificatória individual entre os 35 primeiros. Rodrigo ficou em sétimo lugar com sete pontos perdidos e Bernardo em 27º com 20 pp. A estreante em Olimpíadas Camila Mazza encerrou a sua participação nesta segunda (18/08) em 38º com 27 pontos perdidos durante os três primeiros dias de provas. Vale lembrar que as pontuações dos competidores classificados para a final serão zeradas.

Rodrigo Pessoa e Bernardo Alves comemoraram a classificação para a final. "O Rufus está no auge da sua forma. O importante era saltar hoje sem muita pressão. O fato do Rufus ter cometido esta falta pode até ter sido bom, porque dessa maneira, ele entrará na final mais esperto. Agora é manter tranqüilidade e seguir o planejamento, que está dando certo", comemorou Rodrigo.

"Como todo mundo entrará na pista zerado, todos estão no páreo. Se o meu cavalo estiver em um bom dia, tudo pode acontecer. O Chupa Chup saltou melhor hoje do que ontem. Mas não adianta, ele não consegue saltar sobre o rio sem cometer faltas. Ele tem essa dificuldade. Ele nunca havia feito uma prova tão difícil, acho que fizemos a nossa melhor prova. Farei o meu melhor para ganhar a minha primeira medalha olímpica", disse o mineiro Bernardo Alves.

Na finalíssima os conjuntos participarão da decisão com duas passagens. Na primeira, com a pontuação anterior zerada, 20 cavalos são selecionados para voltar à tarde. Se, após as duas voltas, houver empate, um percurso para desempatar é realizado, e vence quem finalizar em menos tempo e com menos faltas.

"O nível técnico das provas tem sido bem alto e a tendência é aumentar mais ainda. O Leopoldo e o Steve estão montando as provas muito bem. Saltar a noite tem sido bom para nós e para os animais também. O desgaste com o calor é bem menor", elogiou Rodrigo referindo-se aos desenhadores de percurso o venezuelano Leopoldo Palácios e o norte-americano Steve Stephens.

Na final por equipes, os Estados Unidos garantiram o bicampeonato olímpico após superar o Canadá no desempate. Ambas foram para o percurso decisivo com 20 pontos. O time norte-americano levou a melhor ao fazer três pistas limpas, sem faltas, enquanto o canadense cometeu uma penalidade. O bronze ficou com a Noruega, 27 pontos. O resultado não surpreendeu o técnico da equipe brasileira, o experiente Nelson Pessoa. "Já se esperava esta disputa entre os Estados Unidos e o Canadá, as duas equipes são muito fortes. Já havia alertado também sobre o crescimento da Noruega. Foi uma fatalidade termos ficado fora da final por equipes", comentou Neco.

Com informações de agências Internacionais*

OUTRAS NOTÍCIAS