ENTREVISTA - Alceu Cardoso

O Diretor Veterinário da FEERJ, Dr. Alceu Cardoso, recentemente participou de seminário em São Paulo, promovido pela FEI & CBH. A FEERJ, com apoio da AZUL Linhas Aéreas, deu todo o suporte para a participação do Dr. Alceu, que voltou com novas informações incorporadas a sua já vasta experiência e grande conhecimento.

clique na foto para ampli-la



P1: Dr. Alceu, nos fale do que foi discutido no Seminário. Dos temas discutidos, quais os que atingem, mais de perto, à nossa comunidade hípica?

A. Foram abordados os seguintes temas: Controle de doenças infectocontagiosas segundo as normas Internacionais padronizadas pela Organização Internacional de Endemias (OIE), Ministério da Agricultura e Veterinários da Federação Equestre Internacional (FEI);bem estar animal na cria, manejo e em eventos dentre outros, seguindo as normas do Código de Conduta da FEI; controle de doping no pré evento, durante e pós evento; padronização dos exames nos animais no pré evento, durante e pós evento; simulação de intercorrências no pré, durante e pós eventos hípicos; e responsabilidades dos Médicos Veterinários diante o esporte equestre.

P2: Você hoje também atende à Secretaria Municipal de Defesa dos Animais. Cremos ser uma tarefa espinhosa, numa área que - como muitas outras- luta com notória falta de recursos. Há pouca interação entre os gestores públicos e a sociedade em geral?

A. De maneira nenhuma a Secretaria de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA), dentro de suas limitações econômicas, vem deixando de atender as metas exigidas pela Casa Civil da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, bem como a dos ativistas da causa animal. Temos em nossa rotina diária a esterilização de 220 animais dentre cães e gatos, 40 consultas médicas e cerca de 50 ouvidorias de maus tratos oriundas da Ouvidoria da Prefeitura através do telefone 1746 em conjunto com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) que se procedentes, são postuladas ao Ministério Público para tomada de medidas judiciais cabíveis. Sabemos que temos muito trabalho pela frente, mas mesmo diante dos obstáculos que nos são impostos, exercemos nossa atividade com entusiasmo a fim mudar o panorama atual.

P3: E as questões sanitárias, com respeito aos Jogos 2016? Há alguma chance, alguma “porta aberta esquecida “para incidentes sanitários que possam comprometer as provas equestres nos Jogos?

A. Todas as medidas preventivas, do aspecto zoos sanitário, postuladas pela OIE, Ministério da Agricultura em conjunto com a equipe de veterinários da FEI, tem sido tomadas com objetivo de resguardar a saúde dos animais oriundos de outros países, bem como o plantel nacional. Este trabalho estende-se ainda no tocante as zoonoses (doenças que transitam entre homens e animais). Aproveito a oportunidade para agradecer a deferência pela participação no evento, que contou com a presença de renomados profissionais do universo equestre que muito ira contribuir para a melhor capacitação dos mesmos.

OUTRAS NOTÍCIAS