Fábio Leivas dá show e vence o Mini GP

Clique na foto para ampli-la
Rudy Trindade - Clube FotoRio

O carioca Fábio Leivas da Costa provou que está completamente recuperado e venceu o Mini Grande Prêmio Gerdau neste sábado na Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa. A competição faz parte das comemorações dos 70 anos da entidade. Montando Lasky Domar ele foi o mais rápido no desempate da prova com obstáculos a 1,35m, com o tempo de 42s56, em um percurso limpo. O segundo posto ficou para Rodrigo Sarmento, no dorso de Show Time GMS, com o tempo de 42s86, sem faltas. O conjunto Jorge Rafael/ Poderosa Multisalto ficou com a terceira colocação com o tempo de 46s36, com uma falta.

A competição tem o patrocínio da Embratel, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Gerdau, Panzer Blindados, Francesca Romana Diana, Copacabana Palace e Maison du Cavalier.

"Estou muito feliz em voltar a competir e ainda mais por ter vencido. Depois de fraturar o pulso e quebrar uma costela conseguir ganhar uma prova com este grau de dificuldade é muito gratificante", festejou Leivas, que ficou dois meses afastado das pistas.

Na primeira passagem com o tempo concedido de 76 segundos, os conjuntos precisavam saltar os 12 obstáculos do percurso traçado por Guilherme Nogueira Jorge. Dos 51 inscritos, apenas 10 não cometeram infrações e garantiram a classificação ao desempate da prova.

No segundo percurso, desta vez com 47 segundos de tempo concedido, apenas os três primeiros colocados conseguiram saltar os sete obstáculos sem derrubar obstáculos. Rodrigo Sarmento foi o quarto a entrar na pista, zerou o percurso e comemorou a vitória até o último conjunto a entrar na pista. O tricampeão carioca de saltos, estragou sua festa conseguindo baixar seu tempo em 30 centésimos, embora tenha quase caído do cavalo no penúltimo obstáculo.

"O cavalo deu um pulo muito grande na descida do obstáculo e meu joelho deu uma pequena torcida, mas consegui controlar, galopar forte e bater o tempo do Rodrigo. Deu tudo certo!", contou o vencedor.

Neste domingo será disputado, às 16h, o Troféu Roberto Marinho. O Grande Prêmio terá obstáculos a 1,45m e o vencedor escreverá o seu nome no troféu perpétuo da Hípica. Na briga pelo troféu estarão o paulista José Roberto Reynoso, as amazonas Joana Valente e Loisse Garcia, além de Luciano Blessman, Rodrigo Sarmento, Pedro Paulo Lacerda, Rodrigo Marinho, entre outros. Mas dois ginetes têm uma motivação especial para este concurso. Fábio Leivas (88 e 90) e Rodrigo Lima (2001 e 2002) são os únicos que podem ser tricampeões e escrever seus nomes pela terceira vez no troféu perpétuo. A premiação total do GP é de 40 mil reais.

"Meu primeiro objetivo para o GP de amanhã é conseguir classificar meus cavalos para o desempate. Se conseguir tudo pode acontecer. Estou bastante motivado", encerrou Leivas.

MINI GRANDE PRÊMIO GERDAU – 1,35M

1 – Fábio Leivas da Costa/Lasky Domar – 42s56 – sem faltas
2- Rodrigo Sarmento/ Show Time GMS – 42s86 – sem faltas
3 – Jorge Rafael/Poderosa Multisalto – 46s36 – sem faltas
4 – Guilherme Saraiva de Moraes/Welham Von Orshorf – 37s77 – 1 falta
5 – Joana Valente/Quastar CP – 39s10 – 1 falta
6 – Pedro Paulo Luz Lacerda/JLSC Simphony Van Het Eilkeilbox – 39s69 – 1 falta

OUTRAS NOTÍCIAS