Fábio Leivas vence a prova de abertura do CSI** W do Rio de Janeiro

O carioca Fábio Leivas da Costa foi o grande destaque da prova de abertura do CSI-W Concurso Internacional de Saltos, que está sendo disputado até domingo na Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa.

No dorso de Lancelot Domar, ele foi o mais rápido no desempate da prova Heineken com obstáculos 1,45m, com o tempo de 33s36, em um percurso limpo. O segundo posto ficou para Flávio Grillo Araújo montando PHBR Simon Templer VDL, com o tempo de 35s75, sem faltas. O conjunto da Venezuela, Loisse Garcia/Prosper Spiritus ficou com a terceira colocação com o tempo de 36s32, também sem faltas.

"Estou super feliz em ter vencido esta prova, principalmente pelo fato de ter sido com este cavalo. Ele vem em uma crescente muito boa, tendo ficado em sétimo, depois em quinto e em terceiro, no Troféu Roberto Marinho na semana passada", festejou Leivas, lembrando que ficou três meses parado em virtude de uma fratura no pulso esquerdo e uma costela quebrada.

"O Lancelot foi a montaria que tive menos tempo para montar. Ele chegou da Europa em junho e eu me machuquei em agosto. Portanto, somente agora, depois que voltei a saltar que pude montá-lo com mais constância", completou.

O Concurso Internacional de Saltos do Rio de Janeiro torneio distribuirá mais de R$150mil em prêmios. O patrocínio é da Embratel, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Gerdau, Panzer Blindados, Francesca Romana Diana, Copacabana Palace e Maison du Cavalier.

A amazona Camilla Mazza, atual campeã brasileira, previamente inscrita para a competição, cancelou a sua participação no evento.

Na primeira passagem os 49 conjuntos inscritos tinham 71 segundos de tempo concedido para saltar os 11 obstáculos do percurso traçado pela desenhadora Marina Azavedo. Classificaram-se ao desempate da prova, 22 conjuntos, que precisam saltar seis obstáculos, com o tempo concedido de 45 segundos. O vencedor, Fábio Leivas da Costa, conseguiu colocar suas duas montarias na segunda volta, mas cometeu uma única falta Jacady des Champs, embora tenha feito um excelente tempo de 34s86, ficando fora das seis primeiras colocações.

Nesta sexta-feira, às 17h, será disputada a FEI WORLD CUP TM, com obstáculos a 1,50m, classificatória para a Copa do Mundo, em abril, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

OUTRAS NOTÍCIAS