Joana Valente brilha e vence no 2º dia na Hípica

Clique na foto para ampli-la
Joana Valente - foto de Alexandre Vidal

Montando a égua Abygail, A amazona Joana Valente foi a mais rápida no desempate da prova com obstáculos a 1,45m, com o tempo de 34s15, sem faltas. O segundo colocado foi José Roberto Reynoso no dorso de Laeken JMen Sanol Dog Protécnica no tempo de 30s90, com uma falta. O terceiro posto, também ficou com o cavaleiro paulista, desta vez com Gina JMen Sanol Dog Protécnica no tempo de 33s20, com uma falta.

A competição distribuirá 100 mil reais em prêmios e tem o patrocínio da Embratel, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Gerdau, Panzer Blindados, Francesca Romana Diana, Copacabana Palace e Maison du Cavalier.

Na primeira passagem entraram em pista 41 conjuntos para saltar os 12 obstáculos do percurso traçado por Guilherme Nogueira Jorge e o tempo concedido de 83 segundos. Apenas oito deles não cometeram faltas e garantiram a classificação ao desempate. Vale destacar que o paulista José Roberto Reynoso conseguiu colocar as suas duas montarias na segunda etapa da prova.

No desempate, com o tempo concedido de 45 segundos, apenas a vencedora Joana Valente fez uma pista limpa. Reynoso, embora tenha feito o melhor tempo da prova (30s90) não conseguiu zerar, tendo cometido uma falta.

"Sabia que tinha que ser rápida e arriscar. Mas, ao mesmo tempo, tinha que manter a cautela para não cometer faltas. Fui a quarta a entrar na pista e até então todos tinham cometidos faltas. Precisava correr e não derrubar obstáculos. Felizmente consegui fazer o que queria, é claro, que com a ajuda da minha égua que está em excelente fase", comemora Joana, que salta com a Abygail há três temporadas.

"Já nos conhecemos bem e estamos fazendo uma boa parceria. Isso é muito importante para os resultados. Ela está muito bem e espero repetir a dose no domingo, no GP", promete Joana, lembrando que em 2007, ficou com a segunda colocação no Troféu Roberto Marinho.

"Já batemos na trave algumas vezes, vamos ver se agora vai", encerra.

Na Prova Finlândia Vodka, com obstáculos a 1,35m, disputada em duas fases, o vencedor foi Fábio Leivas da Costa. No dorso de Valley Domar ele foi o mais rápido com o tempo de 29s66, sem faltas. O segundo posto ficou com a amazona Loisse Garcia montando Prosper Quibelle, com o tempo de 31s36, em um percurso limpo. O conjunto Pedro Paulo Lacerda/JSLC Sitio Chuin Simphony ficou com a terceira colocação com o tempo de 31s66, sem faltas. Leivas também conquistou a quinta colocação montando Jacady des Champs.

"Ter vencido hoje foi muito importante para readiqüirir a confiança para a GP de domingo e buscar o tricampeonato. Aos poucos estou voltando a ter ritmo de competição e acredito que até lá as coisas vão estar ainda melhores", conta Leivas, que voltou a competir depois de ter ficado dois meses parado em virtude de uma fratura no pulso esquerdo.

Acompanhe aqui as ordens de entrada, resultados e fotos do CSN de Aniversário da SHB

OUTRAS NOTÍCIAS