Jogos Equestres Fluminenses mobilizam Herdade das Palmas neste final de semana

Formato único no Brasil, os JEFs reúne, durante dois dias, competições de quatro modalidades equestres, todas válidas para o Ranking da FEERJ.

Confira aqui programa, inscrições e resultados:

clique na foto para ampli-la


Formato único no Brasil, os JEFs reúne, durante dois dias, competições de quatro modalidades equestres, todas válidas para o Ranking da FEERJ

O Condomínio Herdade das Palmas, no município de Paulo de Frontin, no Rio, recebe, neste final de semana (20 e 21 de setembro), pelo segundo ano consecutivo, evento único no país, os Jogos Equestres Fluminenses (JEF). Uma das principais promoções anuais da Feerj e nos moldes dos Jogos Equestres Mundiais (WEG), que acabou de ser realizado na Normandia com surpreendente mobilização de público e mídia do mundo inteiro , os JEF reúnem quatro modalidades equestres: Salto, Adestramento, Enduro Equestre e Rédeas e abriga três Campeonatos Estaduais. De Cavalos Novos de Salto, de Enduro Equestre e de Agility de Cães, de variadas raças, uma novidade em concursos hípicos no Brasil.

Iniciativa pioneira da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro, o objetivo dos Jogos Equestres Fluminense é juntar tas diversas modalidades hípicas e fazer um grande festival do cavalo. Além da apresentação e do Estadual de Agility de cães, organizado em conjunto com a Federação de Agility do RJ, este ano serão novamente realizadas competições de pôneis, em que crianças de 18 meses a 12 anos montam, adestram e saltam em pequenos cavalos de até 1m49 de altura. Trata-se da base da equitação. Os melhores cavaleiros do mundo começaram a montar em pôneis e, na Europa e nos Estados Unidos, todas as crianças são iniciadas nos esportes hípicos com pôneis.

Em entrevista exclusiva durante os Jogos Equestres Mundiais, na Normandia, que terminaram há 10 dias, o presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, Luiz Roberto Giugni, elogiou muito a gestão do presidente da FEERJ, Rodolpho Luiz Figueira de Mello e enalteceu a realização dos Jogos Equestres Fluminenses. “Este fomento dos esportes equestres e a iniciativa de promover um festival hípico como este aqui (referindo-se a WEG , Normandia - 2014), são movimentos únicos no país e merecem meu total apoio. Muito bacana o trabalho que a Federação e o Rodolpho vêm fazendo no Rio”, elogiou Giugni.

Os Jogos Equestres Fluminenses contam com provas de salto válidas para o Ranking da FEERJ para as categorias de Escolas, categorias de Base, Jovem Cavaleiro, Amadores e Cavalos Novos de todas as alturas, Estadual de Enduro, Etapas do Ranking de Rédeas e de Adestramento, Campeonato de Pôneis e Estadual de Agility. Serão distribuídos mais de R$ 30 mil em prêmios.

Para o Campeonato Estadual de CAVALOS NOVOS, a FEERJ convidou o olímpico MARCELLO BLESSMAN e Juiz Oficial da ABCCH para acompanhar e julgar as competições dos 4 anos, com um julgamento experimental subjetivo. Marcello também promoverá uma demonstração do julgamento de andaduras e conformação para animais dessa idade, numa prévia para o Programa FEERJ de Apoio ao Cavalo Novo, a ser implementado em 2015, em conjunto com a ABCCH. A Associação também oferecerá prêmios especiais aos MELHORES BHs no Campeonato.

O Ranking FEERJ 2014 que tem patrocínio do SporTV, Multiplan, Carioca - Christiani Nielsen Engenharia e Taesa, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio da MED Rio Check Up, Confederação Brasileira de Hipismo, Haras DAN, VETNIL, Botas MOREIRA, CAVENDISH Moda feminina, AZUL Linhas Aéreas e ABCCH .

O Condomínio Herdade das Palmas fica na Estrada das Palmas, 6331, engenheiro Paulo de Frontin. Todas as provas são abertas ao público com entrada franca. O SPORTV apresentará um compacto ( 40 min) com os melhores momentos do evento.

Pequeno glossário JEF

AS MODALIDADES

No Salto, o objetivo é completar o percurso, composto por 12 a 15 obstáculos, com o mínimo de faltas ( derrubes de obstáculos, refugos etc) e no menor tempo. O Brasil é detentor de várias medalhas olímpicas e panamericanas, nessa modalidade, hoje com dezenas de cavaleiros e amazonas competindo com grande sucesso em pistas de todo o Planeta.

Nos JEF, teremos provas de salto, de 1m a 1.35m de altura, nas quais competirão as categorias PONEYS, ESCOLAS de EQUITAÇÃO, MIRIM, AMADOR, JOVEM CAVALEIRO, PRE JUNIOR e o Campeonato Estadual de CAVALOS NOVOS, futuros craques de nossas pistas , ponto alto da modalidade

No Adestramento, o objetivo é auxiliar o cavalo a desenvolver, através de diversos exercícios, a capacidade de executar todos os seus movimentos naturais, tornando-o um animal flexível, calmo, atento ao cavaleiro e, portanto, agradável de se montar. Partindo desse princípio, em tese todo o cavalo de sela deveria receber tal treinamento, mesmo em nível básico. Os cavalos destinados à competições da modalidade necessitam, porém, de treinamento avançado, que é realizado em escalas, do Iniciante ao Grand Prix. Nos JEFs , serão realizadas provas em várias categorias.

O Enduro testa a capacidade do conjunto (cavalo + cavaleiro) em cumprir, em tempo determinado, percursos em diferentes, tipos de pisos e inclinações (grama, areia, travessias de rios e pequenos lagos, subidas e descidas de encostas) em distâncias que variam de 20 a 80 km, sendo hoje modalidade onde é recorrente a prática por vários familiares. Nos JEF, as competições de Enduro acontecerão nas categorias VELOCIDADE LIVRE e VELOCIDADE CONTROLADA, com os TITULOS ESTADUAIS em disputa

Rédeas é o adestramento western, com origem nos EUA, onde o cavalo realiza várias manobras que reproduzem os movimentos da lida com o gado no campo. Modalidade que demanda animais extraordinariamente treinados, conduzidos com a mínima interferência do cavaleiro, tem milhões de praticantes nos EUA, México e Canadá e vem mobilizando em larga escala adeptos na Europa e América do Sul. Nos JEF, teremos 2 provas, nas categorias ABERTA e AMADOR.

Cães e Cavalos estão fortemente ligados aos seres humanos, há séculos. Por isso, são comunis demonstrações e campeonatos de cães durante competições hípicas, na Europa e EUA. Os JEF 2014 seguem essa tendência e promovem, em conjunto com a Federação de Agility do RJ, o Campeonato Estadual de Agility, apresentando dezenas de cães de várias raças.


Fonte: CPC Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS