José Roberto Reynoso Fernandes triunfa no GP Longines do CSI-W do RJ

clique na foto para ampli-la
GP Longines Internacional - 1,60m - Podio
clique na foto para ampli-la
Galope do Campeão - Jose Roberto Reynoso Fernandes Filho
clique na foto para ampli-la
Bianca Matarazzo Affonso Ferreira
clique na foto para ampli-la
Francisco Jose Mesquita Musa
clique na foto para ampli-la
Andre Americo de Miranda
clique na foto para ampli-la
Jose Roberto Reynoso Fernandes Filho





Em final de semana inspirado, o cavaleiro paulista vence pela terceira vez na segunda semana do Longines Rio Equestrian Festival da SHB
Definitivamente o final de semana é dele. Depois de vencer as duas provas de abertura da série internacional, neste sábado, o cavaleiro paulista José Roberto Reynoso Fernandes Fº imperou sozinho na pista Roberto Marinho, e venceu, absoluto, com o único duplo zero, o Grande Prêmio do CSI-W 2* do Rio de Janeiro, final da seletiva da Copa do Mundo e sétima etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top, na Sociedade Hípica Brasileira. Seu parceiro nas duas vitórias principais foi o castanho de 10 anos de criação do Haras Agromen, Radiator JMen, que não fez uma única falta sequer em todo o torneio.

Dos doze conjuntos que voltaram para a segunda volta do GP Longines, apenas três vinham zerados da primeira passagem: João Eduardo Ferreira de Carvalho e Ragtime, Reynoso e Radiator e Francisco Musa e Xindoctro, nesta ordem, os três últimos a entrarem. Quando Zé Roberto retornou para a sua segunda volta (como penúltimo), apenas dois outros cavaleiros tinham conseguido completar o segundo e exigente percurso do francês Frederic Cottier sem faltas: André Américo de Miranda e Rodrigo Sarmento que, entretanto, já traziam uma falta do percurso inicial. Reynoso e Radiator entregaram um percurso absolutamente limpo, mas quase conservador, pelo menos para os seus padrões de velocidade. Pararam o cronômetro em 45.90. Estava posta a pressão em Musa, o último no GP. E este acusou o golpe. Já fez um lance a menos do que o antecessor do número um para o dois e vinha rápido porém, no penúltimo obstáculo, a paralela Longines, o excepcional Xindoctro não conseguiu deixar a vara nos ganchos. O placar marcou 43.98, quase dois segundos menos do que o campeão, mas com 4 pontos. Bom para o terceiro posto, pois o jovem tordilho Didas, conduzido por Miranda, também terminou o GP com os seus 4 pontos trazidos da primeira volta entretanto, com o tempo de 43.80 e foi o vice-campeão do GP do Internacional do RJ. Didas também vem em boa fase e já tinha vencido a prova de abertura da primeira semana do Longines Rio Equestrian Festival.

A estratégia de Reynoso foi, justamente, apostar no bom momento do seu cavalo e correr o risco: “Ele já vinha saltando bem há alguns concursos, mas sempre entrava uma faltinha aqui outra ali. Na quinta-feira, quando ganhamos a prova, ele estava espetacular e eu achei que hoje tinha que montar igual”, explica o vencedor. “Como tinham poucos zeros no segundo percurso, achei que não precisava sair feito um louco. Além do quê, o Musa já tinha ganhado na semana passada e levar dois seguidos assim é difícil, ne?”, brincou, feliz , o campeão, que agradeceu aos seus patrocinadores e em especial a Adir Dias de Abreu, o Juninho, que montou seus cavalos durante a semana, no Rio, quando ele teve que voltar para São Paulo.

O terceiro colocado, Francisco Musa, segue na liderança folgada do Campeonato Brasileiro, agora com 95 pontos contra os 90 do segundo, que ainda é Artemus e em terceiro vem Sergio Marins, com 74. Faltam duas etapas, e o tricampeão brasileiro Musa deve montar seu principal cavalo, mesmo agora vendido para sua aluna, nas etapas finais. Eles tinham combinado que a nova dona, amazona Patsy Zurita, estrearia Xindoctro neste concurso, mas acharam melhor esperar uma oportunidade melhor. O que veio a calhar para que a dupla conseguisse mais alguns preciosos pontos nesta corrida do tetra.

“Pedi para o veterinário avaliar. Ele disse que estava tudo ok com o Xindoctro, então resolvi saltar o GP, conta Musa, que também ficou muito feliz com o resultado.

Já para a Copa do Mundo, as posições se inverteram. Como o cavaleiro que tem mais de uma montaria precisa apontar qual o cavalo vai contar para o ranking naquela prova, o líder Artemus escolheu a égua Sharapova que se classificou bem atrás de Marins com seu ótimo Land Peter do Feroleto. Desta forma, o vencedor do ranking da liga sul americana foi o representante de Minas, que estava exultante com a conquista. “Nossa, é um sonho poder estar nesta final e agora que consegui a vaga, vou fazer de tudo para concretizar o sonho”, confessa Marins. Que agora vai se organizar para tentar ir à Las Vegas em abril de 2015.

A segunda vaga da liga sul americana para a final nos Estados Unidos coube ao representante do Uruguai, Marcelo Chirico que ficou em nono lugar na prova deste sábado.


Durante a tarde foram diusputadas as competições da série nacional. A paulista Bianca Matarazzo Afonso Ferreira foi a grande campeã da Categoria Amador Top. O vice-campeão foi o representante do Rio de Janeiro, Gustavo Padilha. Entre os Pré Júniors, desta vez a carioca Carolina Nehrer não deu chance aos adversários e foi a campeã do torneio deixando Isabela Piovesan Dall Oglio, de São Paulo, em segundo.

O campeão dos Jovens Cavaleiros foi o Alexandre Monteiro Barbosa e a vice Ninfa Caffarena, ambos da Federação Paulista de Hipismo. E Isabel Guilhon foi a campeã invicta da categoria Master Top.

Neste domingo, a partir das 14 horas, Grande Prêmio Hyundai, com obstáculos a 1m40. O Longines Rio Equestrian Festival tem patrocínio da Longines, Hyundai, Artefacto e Intermarine e apoio de Ad Life Style, Taesa, Multiplan, Carioca Engenharia, FEAT, Osklen, Cerati, Chandon, Light Design, Hyatt, parceria de mídia do SporTV e chancela de Federação Equestre Internacional, Confederação Brasileira de Hipismo, Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro e organização da Sociedade Hípica Brasileira.

Todas as provas são abertas ao público, têm entrada franca e transmissão ao vivo pelo site: www.shb.com.br. Algumas provas são válidas também par ao Ranking FEERJ 2014 que utiliza a Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Resultados sábado 22/11

GP Longines válido para a Copa do Mundo

1- José Roberto Reynoso Fernandes/Radiator JMen – 0/0 – 45.90
2- André Américo de Miranda/Didas de La Esperance – 4/0 – 43.80
3- Francisco José de Mesquita Musa/Xindoctro Metodo – 0/4 – 43.98
4- João Eduardo Ferreira de Carvalho/Ragtime Rouge – 0/4 – 45.07
5- Rodrigo Sarmento/Tendez – 4/0- 45.27
6- Mario Appel/Challenge Z – 5/1 – 53.38

CSN - 1m10

Amador A –
1- Estevão Grossi/Well Done Z /CDE– 0 – 59.77
2- Ana Flavia Kakhour/Hermano/FHBr – 0- 60.01
3- Marcelo Lemos/Lhama/FEERJ – 0 – 61.06
4- José Eduardo de Lacerda Soares/FPH – 0 – 62.68
5- Helena Costa Carvalho/Caralmée do GallopMassangana/FEERJ – 0- 64.41
6- Miriam Wangert/Sublime/FEERH – 0 – 64.63

Jovem-Cavaleiro A
1- Marcela Miceli/Actor Z/FPH– 0 – 58.98
2- Sofia Kowalski/ Salamandra Lan Maya/FPH – 0 – 62.74
3- Francis Berl/Willem/FPH – 0- 63.42


Pré-Mirim
1- Henrique De Lorenzo/Belt Carlota/ 0 - 58.04
2- João Victor Martins Custódio/Pirata HT – 0- 61.11
3- Henrique de Lorenzo/Belt Valentino – 0 – 61.77

CSN 1m20
Amador
1- Patricia Watt Vianna/Imperador/FEERJ/0 – 61.04
2- Ricardo Leoni Mafei/Calide/FPH/0 – 62.43
3- Andre Cordeiro/AF Morena/FEERJ – 0 – 62.50
4- Luiz Carlos Nolasco/Bercy/FEERJ – 0 – 63.57
5- Beatriz Beer Johanpetter/Oxbow de Joter/FGEE – 0 – 65.88
6- Marco Antonio Alencar/Uviet Domar/FEERJ – 0/67.80

Jovem Cavaleiro
1- Fernanda Oliveira Diehl/AG Emilia/FEERJ – 0 – 62.38
2- Victoria Junkles/Noble Cartago/FHPr – 0 – 63.18
3- Matheus Garrido de Faria/Fape Eclética Massanga/FEERJ – 0 – 71.30

Mirim

1- Pedro Egoroff/Anton 640/FPH – 0 – 58.96
2- Marcelo Gozzi/QH Zenzi /FPH – 0 – 59.74
3- Rafaela Piovesan Dall Oglio/Madame Lili/FPH – 0 – 62.24

Programação:

Domingo 23/11

9 hrs – CSN -1m15 – 1 desempate – final

11h30 – CSN – 1m125 – 1 desempate – final

16 hrs – CSI – Mini GP – 1m40 – 1 desempate

Fotos: Beatriz Cunha

OUTRAS NOTÍCIAS