Jovem cavaleiro Pedro Muylaert vence o GP Internacional de Saltos do Rio de Janeiro na Hípica

Clique na foto para ampli-la
Pedro Junqueira Muylaert e Vidou, em foto de Alexandre Vidal

A nova geração do hipismo brasileiro deu um show no Grande Prêmio Embratel, prova de encerramento do 29º Concurso de Saltos Internacional do Rio de Janeiro, disputado na Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa. O jovem cavaleiro paulista Pedro Muylaert, de apenas 22 anos, desbancou os favoritos e foi o melhor do GP com obstáculos a 1,50m. No dorso de Vidou ele foi brilhante com o tempo de 55s41, sem faltas. Outra revelação, o carioca Stephan Barcha, de 19 anos, foi o segundo colocado, montando a égua Krissnee du Defey com o tempo de 57s05, em pista limpa. O terceiro posto ficou para o conjunto Hércules Gadela/Ocana, com o tempo de 54s21, e uma única falta.

"Este sem dúvida foi o título mais expressivo da minha carreira. Quando entrei na pista sabia que precisava baixar o tempo do Stephan e ainda não cometer faltas. Mas a pressão não foi tão grande porque se eu não vencesse sabia que ele seria o campeão", revelou Pedro, contando que o segundo colocado é seu melhor amigo.

"Somos muito amigos e acredito que só venci por causa de uma dica que ele me deu na primeira volta. Ele entrou na pista antes de mim e quando estava no aquecimento veio me dar a estratégia para saltar o triplo sem cometer faltas. Segui o que ele disse e deu certo", revelou.

Na primeira passagem, com o tempo concedido de 85 segundos, os 43 conjuntos inscritos precisavam saltar os 13 obstáculos do difícil percurso traçado pela desenhadora Marina Azevedo. Devido ao alto grau de exigência apenas quatro deles não cometeram penalizações. Vale destacar ainda que até o número 18 entrar na pista (Stephan Barcha), ninguém havia conseguido zerar. A maioria dos competidores não conseguia ultrapassar o triplo sem penalizações.

Como pelo regulamento deste tipo de prova 25% do total estaria classificado para a segunda volta, outros sete conjuntos com quatro pontos – uma falta – entraram novamente na pista para a segunda volta.

Desta vez, com o tempo concedido de 64 segundos, os 11 conjuntos habilitados à segunda volta, saltaram 10 obstáculos. Stephan Barcha fez uma pista perfeita e comemorava o título até o último conjunto entrar na pista. Pedro Muylaert também deu um show, zerou o percurso, conseguiu baixar o tempo do amigo e arrancou aplausos do público que lotou as dependências da Hípica.

"O primeiro percurso foi muito técnico com um grau de dificuldade elevadíssimo. Já na segunda volta, o que mais me preocupou, além do tempo, foi o obstáculo de número oito, onde era necessário muita precisão para não cometer faltas", explicou Muylaert, que salta desde os seis anos de idade.

Embora tenha perdido o título depois do último conjunto entrar na pista, Stephan Barcha garante ter ficado feliz com o resultado.

"Juro que não fiquei chateado. O Pedro é meu melhor amigo e estou super feliz por estarmos juntos no pódio. Superar feras como o Vítor e o Cesinha é sensacional para nós que somos jovens. Começamos a saltar nos espelhando nesses caras e agora chegar na frente deles, é uma emoção indescritível", conta Stephan.

"Nós temos muita vontade de vencer e estamos tendo boas oportunidades. Trouxe esta égua da Europa há quatro meses e ela está cada vez melhor. O Pedro e eu tivemos uma conversa na semana passada e traçamos um plano. Queremos estar juntos nos Jogos Pan-Americanos de 2011, representando o Brasil. E vamos em busca deste sonho", encerrou.

O Concurso Internacional de Saltos do Rio de Janeiro torneio distribuiu mais de R$150mil em prêmios. O patrocínio é da Embratel, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Gerdau, Panzer Blindados, Francesca Romana Diana, Copacabana Palace e Maison du Cavalier.

GRANDE PRÊMIO EMBRATEL – 1,50M
1- Pedro Junqueira Muylaert/ Vidou – 55s41 – sem faltas
2- Stephan Barcha/ Krissnee du Defey – 57s05 – sem faltas
3- Hércules Gadelha/ Ocana – 54s21 – 4 pontos
4- Rodrigo Sarmento/ Quat de Longpré – 56s50 – 4 pontos
5- Lucas Costa Araújo/ Sidnei VDL Pádua Pré-Moldado – 57s29 – 4 pontos
6- Vítor Alves Teixeira/ Yuri Climber – 53s86 – 8 pontos

OUTRAS NOTÍCIAS