Vitor Alves Teixeira vence prova classificatória para a Copa do Mundo

Clique na foto para ampli-la
Vitor Alves Teixeira e Yuri Climber em foto de Alexandre Vidal

O cavaleiro olímpico Vítor Alves Teixeira será o representante brasileiro na grande final da Copa do Mundo de Saltos que será disputada em abril, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O ginete garantiu a classificação ao vencer a última classificatória para a competição na tarde desta sexta-feira, na Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa. O brasileiro também garantiu o título da Liga Sul-Americana pela nona vez. Montando Yuri Climber, ele foi o mais rápido no desempate da prova com obstáculos a 1,50m, com o tempo de 37s72 e uma falta. O segundo posto ficou para o César Almeida no dorso de Kauana Shalon Pacino, com o tempo de 37s92, também com uma falta. O conjunto Francisco José Musa/Premiére Chanree 6 ficou com a terceira colocação com o tempo de 38s41 e uma falta.

"Estou muito feliz em ter a chance de representar o Brasil nos Estados Unidos. Foram sete seletivas, só participei das etapas brasileiras, já que podia contar com três descartes e tive a sorte de ir bem em todas. Agora pretendo ir para a Europa para traçar um plano de treinamento para o meu cavalo e buscar uma boa colocação nesta grande final", disse Vítor, octacampeão brasileiro.

Na primeira passagem os 22 conjuntos inscritos para a prova tinham 69 segundos para saltar os 12 obstáculos do percurso traçado pela "course designer"Marina Azevedo. Deles, apenas cinco conseguiram não cometer infrações e passar ao desempate. Desta vez, com o tempo concedido de 42 segundos, os conjuntos tentariam saltar sete obstáculos sem cometer faltas, no menor tempo. Devido ao alto grau de dificuldade, nenhum conjunto zerou. Vitor Alves Teixeira foi o mais rápido com apenas uma penalidade.

"Uma prova com essas dimensões exige muito do cavalo e do cavaleiro. Foi uma pista muito difícil, decidida nos detalhes e estou muito satisfeito com o rendimento da minha montaria. Para se ter noção do grau de dificuldade desta prova basta ver que nenhum conjunto conseguiu zerar no desempate", completou.

A competição prossegue neste final de semana com o Mini-Grande Prêmio, que será disputado neste sábado, às 16h. No domingo, o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, com obstáculos a 1,50m encerrará o evento entregando 60 mil em premiação.

"Sem dúvida é a prova mais charmosa do evento e será um grande espetáculo para o público que vier assistir. Vou saltar com a mesma montaria que venci hoje e tentarei buscar mais um grande resultado", encerrou o cavaleiro, que venceu este GP em 90 e 2001.

O Concurso Internacional de Saltos do Rio de Janeiro torneio distribuirá mais de R$150mil em prêmios. O patrocínio é da Embratel, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Gerdau, Panzer Blindados, Francesca Romana Diana, Copacabana Palace e Maison du Cavalier.

Na classificação final do Internacional, o vencedor da categoria Amador Top foi Pedro Figueira de Melo. Na categoria Jovens Cavaleiros Top, foi Kiara Benzenzzoni e na Pré Junior, Bruno Maurelli ficou com a primeira colocação.

FEI WORLD CUP TM – 1,50M
1 – Vítor Alves Teixeira/Yuri Climber – 37s72 – 1 falta
2 – César Almeida/Kuana Shalon Pacino – 37s92 – 1 falta
3 – Francisco José Mesquita Musa/Premiere Chanree 6 – 38s41 – 1 falta
4 – Sérgio Marins/LF Fort Neville Joter – 41s20 – 1 falta
5 – Pedro Muylaert/Au de Valley – 48s 21 – 2 faltas
6 – César Almeida/Kauana Mage des Halles –69s17

PROVA O GLOBO – 1,35M
1 – Fábio Sarti/Waloubet – 30s15 – sem faltas
2 – Richard Bilton/Cia Athlética Carbonel JMen – 30s81 – sem faltas
3 – José Roberto Reynoso/Penny Fly JMen Sanol Dog Protécnica – 30s88 – sem faltas

PROVA O GLOBO -1,30M

CATEGORIA PRÉ-JUNIOR
1 – Bruno Maurelli/Pur Bela – 32s95 – sem faltas
2 – Roberta de Almeida Ramalho/Premiere Cismoker JMen – 79s12 – sem faltas
3 – Luiza A. Santos/Wini – 83s82 -1 falta

CATEGORIA JOVENS CAVALEIROS
1 – Alice Ache/Greco – 35s16 – sem faltas
2 – Kiara Benzenzzoni/Cobochon – 86s45 – 1 ponto
3 – Nathália Sang/Colosso – 86s57 – 1 ponto

CATEGORIA AMADOR TOP
1 – Pedro Figueira de Melo/Exagerado – 33s74 – sem faltas
2 – Karina Ivone Smith/Best Choice Salamandra Oiti TW/81s65- sem faltas
3 – Gabriela Miguel/Vilegenier Vande Loberg – 34s60 – 4 pontos

OUTRAS NOTÍCIAS